Início • Forte de Santa Luzia
Array ( [title] => Contactos [address] => Array ( [description] => [map_url] => https://maps.google.com/?saddr=My%20Location&daddr=38.872934, -7.158507 [get_dir_label] => Obter direções ) [phones] => Array ( [0] => Array ( [contact_type] => T. [contact] => +351 268 628 357 ) ) [faxes] => Array ( ) [email] => Array ( [label] => Enviar email [value] => forte.santaluzia@cm-elvas ) [website] => Array ( [label] => visitar website [url] => ) [horario] => Array ( [label] => Horário [value] => Maio a Setembro - de terça-feira a domingo, das 10 às 18 horas :: Outubro a Abril - de terça-feira a domingo, das 10 às 17 horas ) )
O Forte de Santa Luzia é uma fortificação construída num outeiro a algumas centenas de metros das muralhas seiscentistas, em 1641, durante a Guerras da Restauração.
É um dos melhores e mais genuínos exemplos da arte de fortificar europeia, um dos monumentos militares mais significativos deste período e mais uma obra prima da arquitetura militar de Elvas. A fortificação estaria concluída em 1648 garantindo um valor estratégico extremo para a cidade.
É constituída por quatro baluartes com um reduto quadrangular ao centro onde se encontram a casa do governador, a igreja e uma casa abobadada à prova de bomba. Tem várias casernas e duas cisternas que abasteceriam trezentos a quatrocentos homens durante dois a três meses.
O Forte de Santa Luzia esteve sempre pronto para o combate, sendo alvo de vários assédios e vendo-se envolvido em várias ações militares, desde o cerco do marquês de Torrecusa, em 1644, até ao século XIX. Na Batalha das Linhas de Elvas em 1659 e no cerco que a antecedeu, o Forte de Santa Luzia teve uma posição fulcral devido à resistência heroica dos seus homens.
Entre 1999 e 2000 decorreram aqui obras para adaptação do monumento a Museu Militar, onde o visitante pode verificar toda a história militar da cidade bem como vários artefactos de guerra que marcaram as várias épocas.