A primeira reunião preparatória da participação da EUROBEC, na Feira do Livro de 2023 de Badajoz, com início a 1 de maio.
Neste encontro de trabalho estiveram presentes o coordenador da EuroBEC, João Paulo Garrinhas, e as vereadoras da cultura das Câmaras Municipais de Elvas e Campo Maior, Paula Calado e São Silveirinha, e respetivas técnicas das bibliotecas, com ligações à EUROBEC, assim como o responsável da libreria Colon de Badajoz, José Luís. Por questões de agenda, a Concejal de Cultura do Ayuntamiento de Badajoz não pôde estar presente.
O principal tema discutido foi o da EUROBEC poder ter um stand de venda de obras literárias de ambos os lados da fronteira, no Paseo de San Francisco, que por sugestão de Don José Luís deveria ter dois módulos.
De referir que este espaço de venda deve ser solicitado junto do Ayuntamento de Badajoz, que é disponibilizado de forma gratuita, tendo-se de seguida analisou-se a modalidade de aquisição dos livros para venda em stand.
Neste âmbito, os municípios de Elvas e Campo Maior e o Ayuntamiento de Badajoz vão entregar uma lista dos escritores da EUROBEC e respetivos editores, para posteriores contatos pela livraria.
Com vista a promover ações paralelas foi consensual agendar uma próxima reunião em que deveriam estar presente as duas vereadoras e a Concejala , facto que ainda não foi conseguido, quando a cultura é um dos setores fundamentais de aproximação transfronteiriça no contexto da EUROBEC.