EuroBEC presente na visita da Ministra da Coesão Territorial
publicado em 21 de abril de 2023
A EuroBEC, representada pelo coordenador João Paulo Garrinhas, acompanhou, a convite da Câmara Municipal de Elvas, a visita da ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa e da Secretária de Estado do Desenvolvimento Regional, Isabel Ferreira.
A comitiva integrou ainda o presidente da Câmara Municipal de Elvas, comendador José Rondão Almeida;, o presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Alentejo, Ceia da Silva, e o presidente do Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária, Nuno Canada.
O programa contemplou uma visita à Plataforma Logística de Badajoz, para conhecer a realidade deste projeto e as necessidades de complementaridade, do lado de Elvas, com um parque empresarial que dê resposta às necessidades de terrenos por parte de diversos empresários e investidores.
Na Plataforma Logística do Sudoeste Europeu, com a presença do Consejero de Economía, Ciencia y Agenda Digital de la Junta de Extremadura, Rafael España; da Consejera de Movilidad, Transporte y Vivienda de la Junta de Extremadura, Leire Iglesias y do director geral da Extremadura Avante, Miguel Bernal, foram apresentadas as três fases deste projeto.
No final os presentes puderam conhecer a proximidade do local à linha ferroviária, do Terminal Ferroviário existente, e o terreno disponível para os restantes investimentos.
A comitiva esteve depois em Santa Eulália, onde foi inaugurado o projeto Lagarices, de empresários elvenses, que labora na área da produção do azeite e derivados, fazendo o aproveitamento de subprodutos.
Em Elvas, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, realizou-se uma sessão para dar a conhecer a realidade do concelho e, ao mesmo tempo, apelar às representantes do Governo para que olhem para este território cheio de potencialidades com uma visão mais abrangente e conhecedora do tecido económico desta cidade do Alentejo Interior.
O Município de Elvas apresentou assim um conjunto de investimentos públicos, nas áreas social, económico e educação; e privados, com projetos já em curso e futuros investimentos a realizar no concelho, com a criação de centenas de postos de trabalho.
Galeria