A Eurocidade Badajoz-Elvas-Campo Maior (EUROBEC), é um projeto de cooperação transfronteiriça que se formaliza através da assinatura de um protocolo no dia 3 de maio de 2018, de acordo com o disposto no Tratado entre o Reino de Espanha e a República Portuguesa sobre a Cooperação Transfronteiriça entre entidades e instâncias territoriais (Tratado de Valência, 2002). Este protocolo tem como objetivo a criação de um organismo de cooperação transfronteiriça, sem personalidade turística, sob a forma de grupo de trabalho, destinado a acompanhar, promover, coordenar, apoiar e/ou efetuar atividades de cooperação transfronteiriça.
Os municípios que integram a Eurocidade, através das Câmaras Municipais de Elvas e Campo Maior, e o Ayuntamiento de Badajoz, mantêm uma relação institucional que os leva a cooperar, através do intercâmbio de informação e de organização de projetos e ações conjuntas, com o objetivo de melhorar a qualidade de vida no território.
A criação da Eurocidade Badajoz-Elvas-Campo Maior vai permitir aos seus cidadãos adquirir uma nova dimensão na estrutura dos três municípios, do espaço transfronteiriço entre Portugal e Espanha, dos seus Países e do conjunto da União Europeia. Desta forma é possível partilhar serviços, equipamentos e infraestruturas, permitindo aos cidadãos de cada um dos municípios desfrutar das oportunidades e do melhor que cada um deles oferece.
A União Europeia, através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) e do Programa Interreg V-A Espanha-Portugal (POCTEP) 2014-2020, cofinancia o arrancar da Eurocidade Eurobec.